Escola dos Annales - A revolução francesa da historiografia



A obra A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia é a primeira publicação que narra a história do movimento surgido na França, agrupado em torno da revista Annales. Ao dar estatuto de objeto de análise histórica a dimensões da vida privada, o livro abriu uma terceira via ao estudo da História, distanciando-se tanto da historiografia marxista quanto da história factual-biográfica. Peter Burke, o autor, esclarece as coordenadas dessa refundação do método histórico analisando seus fundadores, Lucien Febvre e Marc Bloch, passando ainda por Fernand Braudel, Georges Duby, Jacques Le Goff e Le Roy Ladurie.

O subtítulo da obra,A Revolução Francesa na Historiografia, é um indicativo da importância deste movimento liderado por Marc Bloch e Lucien Febvre ainda na década de 1920. Tentando incorporar as novas ciências e com a necessidade de ampliar a visão sobre o seu próprio tempo, estes historiadores propunham inovações metodológicas e temáticas.

Traduzido no Brasil apenas em 1997, ressalta que apenas quando se aprofundar os estudos sobre “os rascunhos manuscritos de Marc Bloch ou as cartas não publicadas de Febvre e Braudel” é que se terá uma compreensão melhor definida sobre a história do movimento. E, acrescenta, que para tanto será preciso “um conhecimento especializado da história da historiografia, quanto da história da França do século XX”.

O livro traz um estudo do movimento dos Annales, tenta compreender o mundo francês, explicar desde a década de 20, até as gerações posteriores, a teoria e a prática do historiador para outros cientistas sociais.

Para Download Escola dos Annales - A revolução francesa da historiografia - Peter Burke

0 comentários:



Postar um comentário